Compositora completaria 171 anos nesta quarta-feira (17).

Chiquinha Gonzaga é a homenageada do dia pelo doodle do Google. A compositora ganhou uma ilustração especial posicionada acima da caixa de buscas da ferramenta, marcando a data em que Chiquinha completaria 171 anos.

Além disso, a página traz um link para uma exposição virtual que conta um pouco da vida e obra da compositora, que marcou seu nome na história da música.

Nascida em 1887, no Rio de Janeiro, Chiquinha aprendeu a tocar piano desde pequena e, aos 11 anos, escreveu sua primeira peça para a festa de Natal. Aos 16 anos, se casou com um empresário, que não gostava de música e se via “ameaçado” pelo piano. Chiquinha se separou e, anos depois, e se uniu a um amor do passado. Mas após não aceitar as traições, se separou novamente. Na mesma época, começou a dar aulas de piano para sobreviver.

Em 1899 compôs “Ó abre alas”, a primeira marchinha de carnaval da história. E, em 1912, estreou a opereta “Forrobodó”, que contou com 1500 apresentações consecutivas. Chiquinha Gonzaga faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de fevereiro de 1935, aos 87 anos de idade.

O Dia Nacional da Música Popular Brasileira, também celebrado no dia 17 de outubro, foi escolhido exatamente por marcar o aniversário de Chiquinha Gonzaga, como forma de homenagem.

CHIQUINHA GONZAGA (1847- 1935) - Compositora, regente e pianista carioca, é autora daquela que é tida como a primeira marchinha carnavalesca, Ô, Abre Alas (1899). Foi a primeira pianista de choro e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. — Foto: Reprodução/Internet
CHIQUINHA GONZAGA (1847- 1935) – Compositora, regente e pianista carioca, é autora daquela que é tida como a primeira marchinha carnavalesca, Ô, Abre Alas (1899). Foi a primeira pianista de choro e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. — Foto: Reprodução/Internet