Já faz alguns anos que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem anunciando que fará o bloqueio de celulares irregulares no país, mas as pessoas não parecem terem levado muito a sério, pelo menos até agora.

Portanto é bom ficar atento na hora de comprar um celular, principalmente nos chamados ‘xing lings’. Mas não se confunda: a Anatel não vai bloquear dispositivos importados de forma legal, mas sim aqueles contrabandeados ilegalmente, concorrendo de forma desleal contra empresas que respeitam todos os procedimentos de telefonia móvel no Brasil.

Quando for comprar um aparelho móvel fora do Brasil, não basta se certificar de que ele é legalizado, também é preciso conferir as especificações de rede para saber se ele conta com suporte para as frequências usadas por aqui, mesmo que seja um iPhone!

Além de o aparelho possuir detalhes grosseiros que logo denunciam a falsificação, a ausência do selo da Anatel e preços muito baixos, o método mais eficiente é conferir o IMEI, que é a identificação única de cada aparelho regular no mundo. Se o aparelho for original além de ter o número do IMEI escrito abaixo da bateria do aparelho, também pode ser na tela quando ao digitar a sequência *#06#.

(1)

Todas as imagens: Reprodução