Em 1998, Gal Costa lançou um dos álbuns mais modernos e menos ouvidos da carreira da cantora, Aquele frevo axé (BMG). A música que deu título ao disco era uma canção de aura bossa-novista assinada por Caetano Veloso com o então desconhecido compositor e violonista baiano Cézar Mendes.

Vinte anos depois, Cezinha – como é carinhosamente chamado no meio musical este artista já idolatrado no universo da MPB pelas melodias inspiradas e pelo toque emotivo do violão – lança enfim o primeiro disco. Depois enfim é um álbum com gravações de nove músicas da lavra do compositor com parceiros como Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Ronaldo Bastos e Tom Veloso. Aliás, a produção do disco é assinada por Marisa Monte com Mario Caldato Jr. e Arto Lindsay.

Adriana Calcanhotto (Foto: Divulgação / Leo Aversa) Adriana Calcanhotto (Foto: Divulgação / Leo Aversa)

Adriana Calcanhotto (Foto: Divulgação / Leo Aversa)

O título Depois enfim foi inspirado pela música inédita originalmente chamada Pra só depois, mais tarde, enfim, parceria de Cézar com Arnaldo Antunes e Tom Veloso gravada para o disco por Adriana Calcanhotto e posteriormente batizada de forma oficial com o nome de Depois enfim, tal como o álbum. Trata-se de seleção luso-brasileira formada por António Zambujo, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Carminho, Djavan, Marisa Monte, Moreno Veloso e Tom Veloso, além de Calcanhotto e de Fernanda Montenegro, atriz convidada a dar voz à seminal canção Aquele frevo axé – música, aliás, já cantada pela atriz na primeira temporada do programa Conversa com Bial, apresentado por Pedro Bial na TV Globo desde 2017.

Com o toque do violão e com as músicas de Cézar Mendes, o disco Depois enfim será lançado paulatinamente nas plataformas digitais em três EPs, cada um com três das nove faixas do álbum. O primeiro EP será lançado na próxima sexta-feira, com capa (foto ao alto) criada por Rodrigo Araújo a partir de foto de Fred Siewerdt. Este EP inicial traz as gravações de Aquele frevo axé (Cézar Mendes e Caetano Veloso, 1998) com Fernanda Montenegro, de Flor do Ipê (Cézar Mendes, Arnaldo Antunes e Tom Veloso, 2017) com Marisa Monte e de Mande um sinal (Cézar Mendes e Ronaldo Bastos, 2017).

Tanto a faixa com Marisa como a com Djavan já foram previamente lançadas no ano passado em discos com a trilha sonora da novela A força do querer (TV Globo, 2017), da qual ambas fizeram parte. Já a música gravada por Calcanhotto, Depois enfim (Cézar Mendes, Arnaldo Antunes e Tom Veloso), é inédita e integra o repertório do segundo dos três EPs.