Hoje é Dia dos pais no calendário afetivo e comercial do Brasil. É possível que, nesse 12 de agosto de 2018, algum filho declare amor para o pai ao som de Pai, a inspirada canção que Fábio Jr. lançou há 40 anos em um dos sete episódios de Ciranda cirandinha, série mensal exibida pela TV Globo de abril a outubro de 1978 com inspiração em programa que tinha ido ao ar em 1977.

A cena é marcante e reside na memória afetiva de quem viu o episódio Toma que o filho é teu. No fim deste episódio da série em que interpretava o personagem Helinho, Fábio Jr. apresentou a canção Pai, música então inédita, tocada por ele de forma rudimentar ao violão, mas com emoção amplificada na voz.

A canção foi tão bem recebida e causou tanta repercussão pelo Brasil que, no ano seguinte, foi parar na abertura da novela Pai herói (1979), exibida pela TV Globo no horário das 20h com grande sucesso popular.

Pai foi um divisor de águas na carreira do artista. Em 1978, Fábio Jr era cantor e compositor paulistano que tinha se lançado na música (na primeira metade da década de 1970) com pseudônimo em inglês e que, na época, alcançava mais projeção como ator por estar vivendo um dos quatro jovens protagonistas da série Ciranda cirandinha.

Fábio Jr. (Foto: Divulgação / Gabriel Wickbold)

Fábio Jr. (Foto: Divulgação / Gabriel Wickbold)

No embalo do sucesso da canção Pai e do seriado, que tocou em questões juvenis até então pouco ou nada abordadas na teledramaturgia, o artista deslanchou na carreira de ator e retomou a carreira de cantor, lançando em 1979 o segundo álbum com o nome de Fábio Jr. (o primeiro tinha sido editado em 1976 sem repercussão comercial e artística).

O álbum de 1979 contém a gravação original de Pai, também lançada em compacto (nomenclatura do single no mercado fonográfico brasileiro da época).

Fábio Jr. se tornou cantor de grande sucesso ao longo dos anos 1980 e 1990 – a ponto de ter que deixar as novelas para se dedicar integralmente à música. Contudo, nunca mais lançou uma canção da magnitude de Pai , obra-prima do irregular cancioneiro autoral do compositor.

Nesse assunto, nenhum outro compositor conseguiu traduzir tão bem em versos as emoções e os anseios dos filhos em relação aos pais. Há 40 anos Fábio Jr. é pai da canção mais inspirada sobre o tema.

Eis a letra de Pai:

Pai (Fábio Jr.)

Pai

Pode ser que daqui algum tempo

Haja tempo pra gente ser mais

Muito mais que dois grandes amigos

Pai e filho talvez

Pai

Pode ser que daí você sinta

Qualquer coisa entre esses vinte ou trinta

Longos anos em busca de paz

Pai

Pode crer eu tô bem, eu vou indo

Tô tentando vivendo e pedindo

Com loucura pra você renascer

Pai

Eu não faço questão de ser tudo

Eu só não quero e não vou ficar mudo

Pra falar de amor pra você

Pai

Senta aqui que o jantar tá mesa

Fala um pouco tua voz tá tão presa

Nos ensina esse jogo da vida

Onde vida só paga pra ver

Pai

Me perdoa essa insegurança

É que eu não sou mais aquela criança

Que um dia morrendo de medo

Nos teus braços você fez segredo

Nos teus passos você foi mais eu

Pai

Eu cresci e não houve outro jeito

Quero só recostar no teu peito

Pra pedir pra você ir lá em casa

E brincar de vovô com meu filho

No tapete da sala de estar

Pai

Você foi meu herói, meu bandido

Hoje é mais muito mais que um amigo

Nem você nem ninguém tá sozinho

Você faz parte desse caminho

Que hoje eu sigo em paz

Pai

Paz