Enquanto arquiteta o segundo álbum, que tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano de 2018, a banda paulista Francisco, El Hombre – formada em 2013 em Campinas (SP) por músicos mexicanos naturalizados brasileiros como os irmãos Mateo Piracés-Ugarte, Sebastián Piracés-Ugarte – lança esta semana uma música inédita, Dilatada, composta e gravada pelo grupo do Brasil em parceria com a banda chilena Juana Fé. Música que não fará parte do próximo álbum do quinteto brasileiro, Dilatada foi sendo criada progressivamente na estrada entre Cuba, Uruguai, Brasil e Chile.

Cuba foi o ponto de partida da criação. Durante turnê por esse país, os integrantes de Francisco, El Hombre – atualmente um quinteto formado por Juliana Strassacapa, Mateo Piracés-Ugarte, Sebastián Piracés-Ugarte, Rafael Gomes e Andrei Kozyref – ouviram Rolly Garcia, vocalista da banda Trovuntivitis, puxar um refrão com o verso “Yo tengo la pupila dilatada” durante show. O verso começou a ser repetido nas apresentações do grupo do Brasil.

Obra em estado então em embrionário, a composição ganhou colaboração do grupo uruguaio Cuatro Pesos de Propina e do próprio público de Francisco, El Hombre – público que contribuiu com trechos durante jam em apresentação do quinteto em Curitiba.

Contudo, Dilatada ganhou mesmo a forma e a versão final – vista no vídeo disponibilizado ontem pelo quinteto – no estúdio La Makinita, no Chile, com o toque da banda Juana Fé no arranjo e na gravação.

Na foto acima, de Nathaly Arancibia, vê-se flagrante da gravação com Mateo Piracés-Ugarte (à esquerda), Juliana Strassacapa e Rodrigo Rojas (Juana Fé) no estúdio chileno.