Semanário criou o 1º ranking de singles inglês, em 1952. Também cobriu ascensão de Beatles e Rolling Stones; relançado em 2015 gratuitamente, circulava com 307 mil cópias por semana.

O semanário sobre música pop britânico “New Musical Express”, que criou o primeiro ranking de singles do Reino Unido em 1952, será impresso pela última vez nesta semana, à medida que muda seu foco para audiências digitais, informou a editora Time nesta quarta-feira (7).

A publicação – também conhecida como “NME” – registrou a ascensão da música pop britânica liderada pelos Beatles e pelos Rolling Stones na década de 1960, da música punk em 1970 e do “britpop” em 1990.

A revista foi relançada em 2015 como uma publicação gratuita, alcançando circulação de mais de 307 mil cópias por semana, superando seu recorde de vendas alcançado em 1964.

O diretor geral do grupo britânico Time, Paul Cheal, disse que a decisão de imprimir a revista gratuitamente havia estimulado a audiência online da marca, mas que a companhia estava enfrentando gastos de produção cada vez mais elevados e um mercado de publicidade impressa muito difícil.

“Infelizmente nós chegamos a um ponto agora onde a revista gratuita semanal não é mais financeiramente viável”, disse. “É no espaço digital onde esforços e investimentos serão concentrados para garantir um futuro forte para essa famosa marca”.