A chave para uma vida melhor, mais feliz e duradoura está em agradecer e ter consciência do poder do obrigado (a), dizem especialistas.

“Acontece que há uma emoção que é realmente incrível em nos ajudar a resolver o problema humano essencial de sobrevivência. E essa emoção é a gratidão, garante Sara Algoe, Ph.D., da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

Gratidão, diz Sara, é a cola que pode unir as pessoas e criar felicidades de dentro para fora. Ela ensina quatro maneiras para aumentar a gratidão.

1-Gratidao

O poder da Gratidão

Segundo a pesquisadora, a experiência de ser grato tem benefícios imediatos.

Aprender a aproveitar esse poder e tornar-se mais intencional sobre isso pode melhorar nossos relacionamentos e reforçar nossa própria saúde e felicidade.

“Quando sentimos gratidão em relação a alguém, nós entramos em ação e alcançamos. É essa atitude que pode atrair outra pessoa para um relacionamento”.

Quando realizou um estudo entre casais, em que um parceiro expressou gratidão ao outro por um ato específico, as recompensas foram exponenciais.

“Digamos que [a esposa] fez algo de bom para [seu marido], só porque queria”, diz Sara.

“A esposa se sente bem por ter feito algo legal e o marido é um beneficiário feliz. Mas quando ele expressa sua gratidão por seu ato de bondade, ele reforça seus sentimentos positivos. Então, duas pessoas ganham pela gratidão de uma pessoa”.

“As pessoas que expressam positividade em geral são vistas como mais amigáveis, mais competentes e mais agradáveis”, diz Sara.

“Gratidão amplifica isso. As pessoas vêem você mais disposto a ajudar, mas elas também querem ajudá-lo. Elas são agradáveis com você, elas querem sair com você – essas são coisas são boas para sua saúde.”

Gratidão faz bem para você!

Sara confirma o que muitos estudos revelaram: praticar gratidão realmente faz você viver mais tempo e melhor.

Pesquisadores da Universidade de Ciências Sociais e Ciências Humanas do SWPS na Polônia analisaram recentemente os efeitos da gratidão prática em quatro grupos: homens deprimidos, mulheres deprimidas, pacientes com câncer de mama e pacientes com câncer de próstata.

Após um período de treinamento de 14 dias em que eles aprenderam a refletir sobre o que eles agradeceram, todos os grupos mostraram maior senso de bem-estar e maior percepção de apoio social.

Um estudo semelhante da mesma universidade focou exclusivamente nas intervenções de gratidão no tratamento da depressão e descobriu que práticas como criar um jornal de gratidão, escrever uma carta de gratidão, falar sobre benção recebidas e visitas de gratidão tiveram um efeito poderoso.

Os indivíduos que participaram das intervenções aumentaram a felicidade subjetiva, melhoraram seus relacionamentos, dormiram melhor e tiveram mais apoio social.

“A gratidão é um amplificador psicológico do bem na vida”, diz Philip Watkins, Ph.D., da Eastern Washington University.

 

Fonte: Só Noticia Boa