Com capa que expõe arte de Antonio Peticov, o álbum #em movimento ao vivo flagra o músico brasiliense Gabriel Grossi em tempo de celebração. Virtuose precoce da gaita, Grossi já festeja duas décadas de trajetória profissional com registro de show em que, aproveitando o mote festivo da apresentação, reverencia mestres que influenciaram a formação desse instrumentista que integra o quinteto de Hamilton de Holanda.

Hermeto Pascoal – visto com Grossi na foto de Tomás Faquini – é um dos convidados do show captado em 2017 em apresentação em Brasília (DF) que, além do CD ora editado, gera também DVD ainda inédito e aditivado com depoimentos de artistas sobre Grossi. Os deuses da música fazem a festa no duo de Grossi com Hermeto (no toque da escaleta) em Irmãos latinos (1992), tema da lavra livre do convidado.

Capa do álbum ao vivo "#em movimento", de Gabriel Grossi (Foto: Arte de Antonio Peticov)
Capa do álbum ao vivo “#em movimento”, de Gabriel Grossi (Foto: Arte de Antonio Peticov)

Mestre principal de Grossi, Maurício Einhorn – outro virtuose da gaita – é homenageado pelo anfitrião em Acalanto pro Einhorn (Gabriel Grossi) e entra em cena para reavivar Batida diferente (Maurício Einhorn e Durval Ferreira, 1963) e Carinhoso (Pixinguinha, 1917).

Dentro do espírito celebrativo da gravação ao vivo, Grossi ainda louva Milton Nascimento no tema autoral Pro Bituca, o trombonista carioca Raul de Souza na composição espirituosamente intitulada Toca Raul e o gaitista belga Toots Thielemans (1922 – 2016) no Samba pro Toots. Gabriel Grossi também assina Banzo e a música-título #em movimento.