Maestro da Orkestra Rumpilezz assina arranjos de cordas e sopros no álbum do grupo carioca.

O compositor e músico Sylvio Fraga conta, no texto de apresentação do álbum Canção da cabra, que, de início, o maestro baiano Letieres Leite faria somente alguns arranjos de sopros e cordas no disco do quinteto de Fraga.

No decorrer da gravação do álbum, iniciada em 2017 e concluída em 2018 ao longo de sessões feitas em cinco estúdios diferentes, a função do mentor e condutor da Orkestra Rumpilezz foi se amplificando de tal forma que Letieres assina o álbum Canção da cabra com o Sylvio Fraga Quinteto.

A audição do disco – lançado neste segundo semestre de 2019 via Rocinante, gravadora novata do qual Fraga é um dos diretores – justifica o nome de Leiteres na capa.

Capa do álbum 'Canção da cabra', do Sylvio Fraga Quinteto e Letieres Leite — Foto: Divulgação
Capa do álbum ‘Canção da cabra’, do Sylvio Fraga Quinteto e Letieres Leite — Foto: Divulgação

Para comprovar a maestria do maestro, basta ouvir as cordas e sopros orquestrados por Letieres para Sertões (Sylvio Fraga), uma das 15 músicas do repertório composto por Fraga a sós ou com parceiros como Thiago Amud, melodista de Sono do burgo e letrista de Euá, Fata Morgana e Da vida.

A propósito, todas as 15 músicas do disco Canção da cabra têm letras que, cantadas por Fraga, jamais ofuscam a intrincada arquitetura instrumental do álbum, editado inclusive no formato de CD.

Além de Sylvio Fraga (voz, vioão, guitarra e banjo), o quinteto é formado por Bruno Aguillar (baixo), José Arimatéa (trompete e flugelhorn), Lucas Cypriano (piano, Rhodes e Wurlitzer) e Mae William Caetano (bateria).