Basta um pouco de atenção e empatia para perceber que a desigualdade racial aparece nos contextos mais diversos mesmo naqueles que sequer teriam a ver com tal pauta.

Um exemplo de como o mundo é pensado do ponto de vista do privilégio branco está na própria oferta de produtos especificamente projetados para um tipo de corpo – como uma touca de natação. Foi a partir de experiência pessoais que a linha de toucas de natação para cabelos volumosos Swimma Caps foi desenvolvida, pela fotógrafa sul-africana Nomvuyo Treffers.

Swimma6

O fato de, em um país com a demografia da África do Sul, a população negra ter de sofrer para cuidar do próprio cabelo ao nadar, já ilustra de forma contundente a forma como a desigualdade se afirma em uma sociedade majoritariamente negra –como também é o Brasil. Da dolorosa experiência das próprias filhas em suas aulas de natação que Treffers decidiu desenvolver sua linha de toucas.

Swimma2 (1)

Mãe de duas meninas, Treffers via diariamente a dificuldade das filhas de simplesmente vestir uma touca para poderem participar de atividades aquáticas e proteger os próprios cabelos – algo que deveria ser simples e fácil para todos. Assim, por conta própria ela resolveu oferecer uma alternativa para essa questão. A Swimma Caps é oferecida em diversos tamanhos e cores, fabricada para acomodar de forma confortável estilos de cabelo como dreads, afros, tranças, ou simplesmente cabelos mais volumosos.

Swimma7

Swimma1

Fonte: Hypeness