Artista multimídia, que morreu aos 62 anos, é lembrado por ter fundado em 1983 a referencial banda punk mineira Divergência Socialista.

Foto: Reprodução / Capa de disc
Foto: Reprodução / Capa de disc

♪ OBITUÁRIO – Em 1987, quando ainda não havia google e muito menos wikipedia para checar informações, o mineiro Marcelo Gomes Dolabela (17 de setembro de 1957 – 18 de janeiro de 2020) trabalhou quieto, compilou dados biográficos de bandas e artistas nacionais de rock e lançou o ABZ do rock brasileiro, livro que teve o peso de enciclopédia para admiradores e estudiosos do gênero.

Naquele ano de 1987, Marcelo Dolabela tinha 30 anos, vasta coleção de discos iniciada em 1968 (com a compra do primeiro álbum do grupo Os Mutantes) e uma bagagem como herói underground da história do rock feito no Brasil, em especial em Belo Horizonte (MG).

Foi nessa cidade, capital cultural de Minas Geraes, que o artista multimídia saiu de cena na manhã de sábado, 18 de janeiro, aos 62 anos, em decorrência de complicações de AVC sofrido há mais de um ano.

Poeta e músico, além de roteirista, Dolabela sai de cena, mas deixa nome do ABZ do rock brasileiro. Em 1983, Marcelo Dolabela fundou a Divergência Socialista, referencial banda de pós-punk, atuante na cena alternativa de BH.

Marcelo Dolabela, 'guru' da cena mineira, deixa legado relevante como músico, poeta e escritor — Foto: Glória Campos / Reprodução
Marcelo Dolabela, ‘guru’ da cena mineira, deixa legado relevante como músico, poeta e escritor — Foto: Glória Campos / Reprodução

John Ulhoa – compositor e guitarrista que ficaria conhecido em escala nacional nos anos 1990 como integrante do grupo Pato Fu – esteve em uma das formações da Divergência Socialista. Antes do Pato Fu, Ulhoa fundara em 1982 a banda Sexo Explícito, integrada por Dolabela como espécie de guru.

Espécie de ativista do universo pop mineiro, Marcelo Dolabela usou a sólida formação literária para criar os textos do premiado documentário Uakti – Oficina Instrumental, estreado em 1987. Dolabela também roteirizou o documentário Arnaldo Baptista – Maldito popular brasileiro, apresentado em 1990.

Parte do legado musical de Marcelo Dolabela foi compilado em coletânea, Substância, editada em 2013 com gravações (extraídas de fitas cassetes, vinis e registros de ensaios) de bandas como O Grande Ah! e, claro, Divergência Socialista, cuja existência por si só já basta para garantir a esse herói multimídia um verbete honroso no ABZ do rock brasileiro.