Ele morreu aos 64 anos, em 1988, em decorrência de um câncer.

A morte de Ramón Valdés, ator mexicano que interpretou o Seu Madruga no seriado “Chaves”, completa 30 anos nesta quinta-feira (09). O personagem é um dos queridinhos dos fãs do seriado.

Valdés morreu aos 64 anos, em 1988, em decorrência de um câncer.

Ele fez 68 episódios de “Chaves” e participou de outros das séries “Chapolin”, “Chespirito” e “Dr. Chapatin”, todas criadas por Roberto Bolaños.

Vila e obra

Em 2010, o jornalista Pablo Kaschner publicou um livro em sua homenagem: “Seu Madruga – vila e obra”.

O livro reúne curiosidades e as principais frases e diálogos de Seu Madruga. Afinal, são dele as frases que fãs repercutem até hoje, como “a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”.

Fotos inéditas, entrevistas com Edgar Vivar (Seu Barriga) e com o dublador da versão brasileira completam a obra dedicada a Don Ramón, nome do personagem na versão mexicana.

Ruptura com ‘Chaves’

No final de 1977, Carlos Villagran, que interpretava o Quico, deixou o programa de Bolaños. Pouco tempo depois, também saiu Ramón Valdés.

Os dois atuaram juntos em outras atrações da TV: “Federrico” (1982), como Don Moncho; e “¡Ah que Kiko!” (1987), como Don Ramón.

‘Morte’ na TV

Entre os momentos clássicos em “Chaves”, um destaque é o episódio “A morte de Seu Madruga”.

É o aniversário do personagem. Chiquinha e as outras vizinhas estão planejando fazer uma festinha para ele.

Ele se apavora: pensa que querem matá-lo e pede ajuda ao Chaves para protegê-lo. As caras e bocas de Madruga, olhando para o espelho, são um ponto alto.

Seu Madruga (Ramón Valdés) (Foto: Divulgação)
Seu Madruga (Ramón Valdés) (Foto: Divulgação)