A produção fonográfica do Brasil costuma ser minimizada – não raro, até ignorada – pelo júri do Grammy Latino nas indicações às categorias gerais (e mais importantes) da premiação da Academia Latina da Gravação.

A causa desse recorrente desprezo é sobretudo a língua portuguesa, que diferencia e isola a música brasileira no imenso mercado latino formado por países de língua hispânica.

Contudo, a música instrumental desconhece fronteiras por falar única e exclusivamente o idioma universal dos acordes. Não por acaso, músicos brasileiros – como Airto Moreira, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal (com o grupo do artista na foto acima) e Yamandu Costa – dominam a categoria Melhor Álbum Instrumental na 19º edição do Grammy Latino.

O músico Hamilton de Holanda concorre com álbum em que celebra Jacob do Bandolim — Foto: Divulgação / Marcos Portinari
O músico Hamilton de Holanda concorre com álbum em que celebra Jacob do Bandolim — Foto: Divulgação / Marcos Portinari

Dos cinco álbuns indicados, somente um – Identidad (2018), do músico venezuelano Miguel Siso, virtuoso tocador de cuatro (instrumento da família da guitarra muito popular na América Latina) – não é de instrumentista brasileiro.

O percussionista Airto Moreira está no páreo com o álbum Aluê (2017). Hamilton de Holanda Trio disputa o prêmio por Jacob 10zz (2018), primeiro dos quatro álbuns gravados e lançados pelo bandolinista neste ano de 2018 em tributo ao centenário de nascimento de Jacob do Bandolim (1918 – 1969). Hermeto Pascoal e grupo concorrem com o álbum No mundo dos sons (2017). Já o violonista Yamandu Costa compete na categoria pelo álbum Recanto (2017).