Balanço do 2º trimestre também aponta um volume de novos clientes no resto do mundo abaixo do que o mercado esperava.

A Netflix encerrou o 2º trimestre deste ano com 126 mil clientes a menos nos Estados Unidos e um volume de novos assinantes no resto do mundo abaixo do que o mercado esperava, apontou o balanço divulgado nesta quarta-feira (17).

Foi a primeira vez que a líder mundial no streaming de vídeos reportou queda no número de usuários no mercado americano desde 2011, quando separou esta atividade do serviço de DVDs por assinatura.

Em todo o mundo, a Netflix atraiu 2,83 milhões de novos assinantes, mas o montante ficou abaixo dos 4,8 milhões projetados por investidores para o período.

Ao todo, o número de clientes que pagaram pelo serviço entre abril e junho chegou a 151 milhões.

O lucro líquido da empresa caiu cerca de 30% na comparação com o 2º trimestre de 2018, para US$ 270,7 milhões. A receita subiu 26%, de US$ 3,91 bilhões para 4,92 bilhões, pouco menos que o esperado.

As ações da Netflix caíram mais de 10% com a divulgação dos resultados, depois do fechamento da bolsa de Nova York, o que representa uma queda no valor de mercado de mais de US$ 17 bilhões.

Reajuste e ajuda de ‘Stranger things’

Em carta aos acionistas, a empresa avaliou que não alcançou as expectativas porque o conteúdo oferecido no período atraiu menos gente que o esperado.

E culpou o aumento no preço das mensalidades, anunciado no começo do ano. O reajuste começou a valer no Brasil em março.

Para o 3º trimestre, a Netflix prevê conquistar 7 milhões de novos clientes, com a ajuda de uma nova temporada do thriller sobrenatural “Stranger things”, lançada no último dia 4. Isso é mais otimista do que os 6,6 milhões previstos por analistas, segundo a agência Reuters.

A série bateu o recorde de audiência do serviço de streaming nos primeiros 4 dias, tendo sido vista por 40,7 milhões de usuários, segundo a companhia.

Também estão programadas para o período novas temporadas de “La casa de papel” e “The crown”.