Shawn Mendes e Camila Cabello chegam ao topo com ‘Señorita’, beijinhos e...

Shawn Mendes e Camila Cabello chegam ao topo com ‘Señorita’, beijinhos e latinidade enlatada

Clipe com cenas quentes e casal 'Shawnmila' são os maiores trunfos de hit que parece estar aquém do talento dos dois cantores. Pop latino de laboratório ameaça dominar paradas.

Eles estão nos primeiros lugares do top 50 mundial do Spotify e do top 100 geral do Reino Unido. Mas também estão nos tabloides e na boca dos youtubers que curtem uma boa fofoca.

Shawn Mendes e Camila Cabello fizeram de “Señorita” uma trilha sensual e dançante com beijinhos e carícias no clipe. E fora dele.

“Shawnmila” é o nome de casal que está no topo dos trending topics de quem gosta de música pop. Embora não confirmem que estejam juntos, fotos e vídeos nas redes sociais mostram momentos de intimidade:

Mas o que dizer da tal ‘Señorita’?

A primeira parceria entre eles aconteceu em 2015, quando gravaram “I Know What You Did Last Summer”. Era um pop com menos suingue, um quase folk eletrônico. A dose de quentura era tão irrisória que os dois sequer se encontravam no clipe.

A nova parceria veio acompanhada de um vídeo no qual o canadense de 20 anos e a cubana de 22 quase se pegam. Camila é uma garçonete que se rende aos encantos de um Shawn sedutor.

O clipe bonito (com 265 milhões de views no YouTube em menos de um mês) e todo o papo de “Shawnmila” são os maiores trunfos de “Señorita”.

Na parte musical, o dueto parece artificial e está bem aquém do potencial dos dois. A corrida pelo próximo hit latino parece estar fazendo com que produtores e compositores errem a mão: este não é um caso isolado de latinidade enlatada.

É preciso ter cuidado com este pop latino de laboratório que vem tomando forma. Esse subgênero permite forçadas de barra como uma “Shape of you” versão latina (“South of the Border”, de Ed Sheeran) ou uma Madonna latina corajosa, mas também latina estereotipada.

Camila soube juntar pop, hip hop e sons latinos muito melhor em seu primeiro álbum, do qual saiu “Havana”. O hit repetia uma levada de piano, típica da salsa, em uma formidável conexão entre a capital cubana e Atlanta, berço do hip hop mais arrastado, o trap.

Shawn e Camila estão entre os sete compositores de “Señorita”. Mas eles têm sua identidade diluída no arranjo. Há momentos em que o vocal anasalado e charmoso de Cabello faz lembrar mais o de Charlie XCX (a inglesa está no time de composição).

Até o uso do “La la la” não tem o encanto esperado. A parte cantarolada pelos dois pontua alguns fins de verso, no mesmo ritmo do dedilhado de violão. O expediente poderia ser uma boa ponte entre pré-refrão e refrão, mas soa deslocado.

Resta torcer para que a relação (amorosa ou não) dos dois renda músicas mais quentes do que requentadas.

Shawn Mendes e Camila Cabello lançam 'Señorita' e formam casal em clipe  — Foto: Reprodução/InstagramShawn Mendes e Camila Cabello lançam ‘Señorita’ e formam casal em clipe — Foto: Reprodução/Instagram