Oásis na paisagem sertaneja do Ceará, a região de Cariri abrange vários municípios. Foi em um deles, Crato (CE), que Gusttavo Lima fez na madrugada de domingo, 21 de junho, o registro audiovisual do show intitulado O embaixador in Cariri.

Agendada dentro da programação do Festival ExpoCrato, a gravação ao vivo durou mais de cinco horas e contou com a participação do cantor Raimundo Fagner, um dos embaixadores do Ceará na música brasileira.

Fagner reviveu com Gusttavo Lima as músicas Romance no deserto (1987) – versão em português de Romance in Durango (Bob Dylan e Jacques Levy, 1976), escrita pelo poeta cearense Fausto Nilo e gravada por Fagner há 32 anos – e Deslizes (Michael Sullivan e Paulo Massadas, 1987), além de Borbulhas de amor (Juan Luis Guerra em versão em português de Ferreira Gullar, 1991).

Gusttavo Lima e Fagner na gravação do show 'O embaixador in Cariri' — Foto: Fred Pontes / Divulgação

Gusttavo Lima e Fagner na gravação do show ‘O embaixador in Cariri’ — Foto: Fred Pontes / Divulgação

Com pirotecnia hi-tech e várias referências ao universo nordestino (como o chapéu de couro usado pelo cantor em alguns números), o inédito espetáculo de Gusttavo Lima teve imagem e som captados para dar origem a álbum ao vivo e a DVD.

A gravação do show marca a entrada do cantor mineiro na gravadora Sony Music, após nove anos na Som Livre. Foi inclusive armado um jogo de cena para que o contrato com a companhia fonográfica fosse assinado pelo cantor durante o registro do show. A mudança de gravadora foi feita por Gusttavo de olho na expansão da carreira além das fronteiras do Brasil.

Com 15 músicas inéditas entre sucessos da discografia do cantor, o álbum O embaixador in Cariri tem lançamento previsto para o último trimestre deste ano de 2019.